Buscar: Em:
DOBRADINHA PARA TAUBATÉ NA PROVA CICLÍSTICA “22 DE AGOSTO” - TROFÉU ANÉSIO ARGENTON/ 7ª ETAPA DA COPA SÃO PAULO DE CICLISMO 2017
 

  Netos Marcos Aiello e Débora com o marido: Familiares de Anésio Argenton estiveram presentes e receberam justa homenagem
Sara Reame/ Flávio Caires/ Tetê Viviani (P.M. Araraquara)   
16/08/2017

Araraquara recebeu nesse último final de semana, 13/08 a 7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo - Prova Ciclística “22 de Agosto” / Troféu Anésio Argenton 2017, evento que integrou as comemorações de aniversário dos 200 anos da cidade paulista (comemorados no próximo dia 22/08) onde viveu o maior ciclista velocista do ciclismo brasileiro, Anésio Argenton, um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos e uma das maiores personalidades esportivas do município de Araraquara. Dono da única medalha de ouro de Jogos Panamericanos do ciclismo brasileiro (Chicago, 1959), duas participações olímpicas e detentor do melhor resultado do ciclismo nacional em Olimpíadas (5º colocado na prova de velocidade individual em Roma, 1960), além de vários títulos sulamericanos, entre eles o de Caracas na Venezuela em 1959, onde venceu o atual recordista mundial da Prova do Km contra o relógio, o venezuelano Antonio di Micheli, vários títulos brasileiros e vencedor de todos os Jogos Abertos em que participou.


A Prova acontece no município desde os anos 1950, mas foi a partir do ano de 1998, ano em que recebeu o título de “Cidadão Araraquarense”, que foi incorporado a ela o nome Troféu Anésio Argenton, em uma iniciativa de Edmílson de Nola Sá, grande entusiasta da modalidade e também ex-vereador no município (falecido em 2014) e Alessandro Giannini (ex-técnico da equipe de Araraquara e hoje um dos diretores da Copa São Paulo de Ciclismo), como justa homenagem a um dos maiores ciclistas da história do país, falecido em 2011, aos 80 anos de idade.  Em 2001, a Prova Ciclística “22 de Agosto” se tornou Lei Municipal, sendo o primeiro ano a ser válida para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo-CBC, e a partir de 2009, integrando a Copa São Paulo de Ciclismo, tendo sido realizada por cinco anos consecutivos na cidade, válida para o ranking nacional, em classe de pontuação 3 ou 4. Após uma interrupção de 4 anos sem ser realizada no município, a prova retorna em grande estilo, válida para o ranking nacional classe 4 para as categorias Elite Masculino e Feminino (e Sub23), Júnior Masculino e Feminino e também a categoria Juvenil Masculino. Em 2014, por motivos alheios aos dos organizadores, a prova foi realizada no município de Matão.


O local das disputas não poderia ter sido melhor. Palco do campeonato brasileiro de ciclismo de estrada de 2015, o Jardim Magnólias, que compreende os condomínios Tipuanas e Acácias, um circuito misto com subidas, trechos planos e descidas, com excelente asfalto, recebeu os cerca de 150 ciclistas de todo o Estado de São Paulo e também de outras localidades do país para a disputa de 12 categorias oficiais, divididas por idade e critério técnico, além de 3 categoria iniciantes extraoficiais, aberta para a população de Araraquara com qualquer tipo de bicicleta. A Prova contou com excelente realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, Fundesport, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e vários outros departamentos e secretarias municipais envolvidas, com a organização da GT Eventos Esportivos/ Copa São Paulo de Ciclismo e a supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, e apoios gerais da Mu-Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2Ótima. 


 E na principal categoria da Copa, a Elite Masculina, uma Prova de 54 Km percorrida em 1h24m05s, vencida pelo ciclista Josimar Sacramento, da equipe ECT/ Taubaté-SP, seguido de seu companheiro de equipe Vitor Fernandes da Fonseca e de Elivelton Pedro, da equipe ADF Pro Cycling Team, de Guarulhos-SP. A prova foi marcada pelo elevado nível técnico, apesar do tempo seco, característico dessa época do ano e do vento forte, os ciclistas não mediram esforços para apresentar um show de pedal, com várias fugas durante toda a prova, e que se concretizaram até o final. Na categoria Elite Feminino, vitória da ciclista local Jaqueline Mendonça da equipe Fundesport/ Araraquara-SP, numa prova de 25,2 Km percorridos em 55m 43s, seguida da sua companheira de equipe e líder isolada da Copa São Paulo de Ciclismo em sua categoria, Lusuelen Domingues dos Santos, e de Mariana de Freitas Camargo (Avulsa), terceira colocada.

Outro destaque para a equipe local da Fundesport foi na categoria Sub 30 com Carlos Eduardo Uchoa Vicente, campeão da Prova, vencendo escapado com o tempo de 1h02m38s e 32,4 Km percorridos, com Rodrigo Aparecido Veiga da equipe SEME/ Santa Bárbara D`Oeste-SP na segunda colocação e outro araraquarense, Felipe Eduardo de Oliveira Vassalo, na terceira colocação. Carlos Eduardo segue também como líder isolado de sua categoria. Já entre as categorias de base, na Junior Masculino, que também foi válida para o ranking nacional, as três primeiras colocações ficaram com os atletas da equipe UCI/ Iracemápolis-SP, com Paulo Felipe Amorim da Silva, Breno Morais Santos e Arthur Brandino, com o tempo do campeão de 1h07m30s em 39,6Km percorridos.


Na Categoria Sênior-A (30 a 39 anos), outra categoria bastante concorrida, a vitória ficou com Caio Augusto Cintra Maura (Avulso), da cidade de Franca-SP, com Alexandre Paulo dos Santos da equipe Team 255/ Band Up/ Prefeitura Municipal de Jaú-SP na segunda colocação, em uma fuga entre os dois atletas obtida na metade da Prova e que se concretizou até o final, com o tempo de 1h15m12s e 43,2 Km percorridos. Na terceira colocação, Marcelo Magri Biazetti da equipe SECEL/ Tropi Açaí/ NCA Congelados, de Monte Alto-SP. Na categoria Sênior B (40 a 49 anos), o campeão foi Hamilton Fernandes Souza, da equipe ACL/ Dimensional de Limeira-SP, com o tempo de 1h09m43s e também 43,2 Km percorridos, seguido de Vanderlei Velloso Braga da SEME/ Santa Bárbara D`Oeste-SP em segundo e Edson Ângelo Anselmo, da equipe Ciclo Édão/ Ibirá-SP na terceira colocação.


A equipe campeã geral da 7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo - Prova Ciclística “22 de Agosto”/ Troféu Anésio Argenton 2017 em Araraquara foi a Team 255/ Band Up/ Pulini Cicles/ Prefeitura Municipal de Jaú-SP, com 67 pontos conquistados,  seguida da SEME/ Santa Bárbara D`Oeste-SP com 55 e da Fundesport/ Araraquara-SP com 53 pontos conquistados. Para ver todos os demais resultados, confiram o Boletim de Resultados completo da prova, que segue em anexo.


O próximo compromisso do ciclismo paulista será nesse próximo final de semana na vizinha cidade de São Carlos, com a disputa da terceira etapa do Campeonato Paulista de Resistência, e também a realização do Campeonato Paulista de Contra o Relógio Individual (CRI), sábado e domingo (19 e 20/08), no Parque Ecoesportivo Dahma. A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo está prevista para o dia 03 de Setembro, em definição com a cidade de Avaré-SP.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa - CSPC/FPC


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Moto Action