Buscar: Em:
FOCUS whistlersl
 

  
  
04/04/2017

O modelo da marca alemã é bonito, com esquema de cores atual e jovial, e parece ser bem robusto. O quadro é de alumínio (6061), com tubos mais arredondados e baixo. O tubo superior se junta ao tubo do selim mais abaixo, e a extensão ganha reforço em direção ao selim. Reforçada também é a parte frontal, na região do tubo de direção.
O amortecimento dianteiro está a cargo do garfo XCR, da SR Suntour, com mola a ar, eixo de 9 mm e acionamento da trava no guidão. Seguindo o controle, guidão (reto) e mesa são da Concept, assim como selim, canote e pedais. Também em aros dessa marca estão os pneus da Continental Race King, com 2.2 polegadas de largura.
Os freios são hidráulicos a disco (HD-M285), da Tektro, e a transmissão é Sram NX, com coroa de 30 dentes e cassete (PG-1130) com 11 velocidades, de 11 a 42 dentes.
Allan Silva, que trabalha na editora e costuma usar a bicicleta para vir trabalhar, teve a oportunidade de pedalar a Whistler SL 29 e ficou impressionado com a facilidade que superou as subidas mais difíceis no caminho de sua casa. “Costumo sofrer em algumas subidas no caminho e não nego que estava um pouco apreensivo com as 11 velocidades. Mas foi muito fácil subir com a opção do maior pinhão (42 dentes) e o uso da trava da suspensão. Sem sofrimento. E não faltou marcha nos trechos de velocidade. Aliás, a velocidade das trocas também é boa”.
Allan continua sua avaliação: “A bike é bem confortável, devido às rodonas e ao guidão reto e pouco curvado para trás. Ele não é largo e a altura facilita a passagem entre os carros. A agilidade e dirigibilidade também são boas, assim como o comportamento da suspensão. Para subir calçadas ou desviar de buracos não é preciso pensar, pois o conjunto reage conforme o comando. E em movimento não parece que pesa pouco mais de 14 quilos. Outra coisa que chamou a atenção foi a facilidade que mantém a velocidade”.
Alex Constâncio, nosso piloto de testes, também avaliou a bike, dessa vez na trilha. Acompanhe.
“A Whistler SL 29 é uma hardtail com geometria slooping, muito bem encaixada, compacta e extremamente rígida. O quadro em alumínio é robusto, como conceito da marca alemã Focus. Por ter esse estilo e ser uma bike forte, ela desenvolve bem nas subidas e retas. E com o sistema de trava (no guidão) da suspensão SR Suntour XCR, desenvolve melhor ainda, com as subidas se tornando mais tranquilas e com menos esforço, por causa do quadro com curto triângulo traseiro. Assim, a potência vai direto para a tração dos pneus. Já nas descidas, a traseira é um pouco arisca, mas a frente se mantém firme, com ótima dirigibilidade, devido à suspensão e ao pneu Continental Race King mais largo (2.2 polegadas). Porém, não é uma bike voltada para quem busca performance.
O acabamento é muito inovador e achei as cores bonitas e o grafismo moderno. A bike chama a atenção pela sua robustez, parecendo um tanque de guerra. E mesmo a transmissão de 11 velocidades não deixou nada a desejar nas trilhas.”

Chassi
Quadro: MTB Sport 29, alumínio (6061)
garfo: SR Suntour XCR Air, eixo de 9 mm, QR, trava remota
AMORTECEDOR TRASEIRO: ND
Cockpit
Freios: Tektro HD-M285, hidráulico a disco
Guidão: Concept, flat 
Mesa: Concept
Selim: Concept MTB
CANOTE: Concept, 27,2 x 350 mm
PEDAIS: Concept
rodas
AROS: Concept
Pneus:  Continental Race King, 2.2
transmissão
Pedivela: Sram NX 1x X-sync, coroa com 30 dentes
TROCADORES: Sram NX 11
Câmbio Diant.: nd
Câmbio tras.: Sram NX 11
Cassete: Sram PG-1130, 11 velocidades, 11-42 dentes
plus
Tamanhos:  16.5/S, 18.1/M (TestadO), 19.6/L e 21.2/XL
Garantia: 2 anos para o quadro e 1 ano para componentes
Peso: 14.150 gramas (c/ pedal)
Preço sugerido: R$ R$ 6.699
contato: omegabr.com


palavra
do biker

alex constâncio

“A Focus Whistler SL 29 é uma excelente bike polivalente, para uso diário, treinos pesados, ir ao trabalho e, claro, com garantia de muita diversão. Tem bons componentes, pintura moderna e é estilosa. É uma boa opção para o dia a dia e curtir as trilhas com amigos.”

Fotos
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Moto Action