Buscar: Em:
orbea LOKI H30 27+
 

  
  
22/03/2017

“No fundo, a Loki incorpora a história da mitologia e se torna a essência para quem gosta de curtir o mais puro mountain bike com um custo não muito alto”, resume Celso Anderson, representante oficial da Orbea no Brasil.
“Tem o novo conceito de rodas e pneus 27.5 polegadas plus, que na verdade tem o mesmo diâmetro externo das 29”, porém com muito mais conforto e melhor dirigibilidade no limite da aderência. Esse maior atrito com o solo não torna a bicicleta mais rápida para uma prova de cross country, por exemplo. A ideia é curtir a pilotagem, que pode ser mais agressiva justamente pelas medidas mais volumosas dos pneus. Assim, há margem para saltos e curvas mais arriscadas, sem necessariamente precisar de uma full suspension, que teria um custo muito mais alto não só na aquisição como também na manutenção. O melhor de tudo é que se pode descer “barabarizando” e também treinar o corpo ao escalar montanhas. No caso, a Orbea Loki é a medida certa entre pura curtição e performance”, completa Celso.
Enfim, nesta hard tail, os pneus “plus” não substituem uma suspensão traseira. Mas a performance aumenta com a maior aderência dos pneus, assim como a segurança e o conforto, tanto nas subidas como nas descidas. E a calibragem correta dos pneus, que varia de acordo com o peso do piloto e as condições do terreno, é essencial para se obter o melhor dos mundos. Claro que isso vale para qualquer pneu, seja visando performance ou conforto.
A Loki H30 27+ chama a atenção pela design moderno do quadro e robustez, além das rodas e pneus, claro. O quadro é específico e tem design chamado de Double Duty 29 e 27.5+, o que significa que você pode optar no futuro por um par de rodas 29” para o mesmo quadro. O acabamento é muito bom e os cabos são passados internamente pelo quadro de alumínio – este hidroformado, com tubos de espessura variável, aliviando o peso geralmente no região central dos tubos ou aumentando a resistência, como nas regiões de junção ou de solda. Quanto à geometria, as medidas e os curtos chain stays (430 mm) indicam agilidade e respostas imediatas, prenunciando muita diversão com os grandes pneus.
As rodas são da Sun Ringlé, modelo Duroc, com pneus Kenda Havok, 27.5 x 2.8”. A transmissão Shimano SLX tem somente 11 velocidades, mas com cassete Sun Race de 11-46 dentes! O garfo é RockShox Recon Silver RL, com 120 mm de curso e Boost, claro. O selim é da Selle Royal, e guidão, mesa e canote são da própria Orbea. Quanto a este último componente, destaque para a tecnologia Digit, que facilita e agiliza a descida do canote, para a medida previamente acertada.
A Loki H30 27.5+ custa 9.990 reais e tem 14 quilos (sem pedal).
A Loki é um convite a novas experiências e a uma nova forma de diversão, que recentemente vem surpreendendo e atraindo novos adeptos. Experimente você também!
Em ação - Alex Constâncio, nosso piloto de testes, já teve experiências nessa onda que está abrindo novas oportunidades de diversão e performance e nos conta suas impressões a seguir.
“A Loki Plus é uma bike trail pensada para quem está começando no mountain bike e quer diversão!
O quadro possui uma geometria baixa, sendo assim, gera ótima estabilidade e controle, resultando em fácil dirigibilidade e muita agilidade, mas controlada o tempo todo. E tem certo conforto, devido aos gordos pneus Maxxis tubeless de 2.8” e aros 27.5” (plus). Eixos de 12 mm na frente e 15 mm na traseira dão rigidez às rodas. Tudo somado, há tração de sobra! Se tiver forças nas pernas para encarar as subidas, ela não vai derrapar em nenhum momento.
Falando em subidas, ela se mostrou um pouquinho lenta devido aos 14 quilos da bike; afinal de contas, trata-se de uma all mountain, o que é normal ter mais peso, uma vez que não foi feita para disputar provas de circuito nem maratonas. Mas a diversão é sempre garantida nas descidas. Grudada ao chão e com rodas grandes, ela passa com facilidade sobre raízes, galhos, pedras, erosões e imperfeições e outros obstáculos nas trilhas. Já os freios hidráulicos a disco da Shimano, como sempre, se mostraram seguros e precisos. Sem muito esforço, seguram a Loki ladeira abaixo.
Os saltos são também seguros, e manobras como “manual” e “bob-pumping” são quase obrigatoriedade num rolê com essa bike.

Chassi
Quadro: alumínio, hidroformado, design Double Duty 29 e 27.5+, geometria Trail III, roteamento interno de cabos, Boost, eixo traseiro de 12 x 148 mm
garfo: RockShox Recon Silver RL, 120 mm de curso, eixo de 15 x 110 mm, Boost
AMORTECEDOR TRASEIRO: ND
Cockpit
Freios: hidráulicos a disco, Shimano M365
Guidão: Orbea OC-II, 760 mm 
Mesa:  Orbea OC-II
Selim: Selle Royal J-2062
CANOTE: Orbea Digit, 31,6 x 400 mm
PEDAIS: VP-990S
rodas
AROS e cubos: Sun Ringlé Duroc 27.5
Pneus: Kenda Havok, 27.5 x 2.8”
transmissão
Pedivela: FSA Comet, coroa c/ 32 dentes
Movimento central: FSA Comet Megaexo
TROCADORES: Shimano SLX M7000
Câmbio Diant.: ND
Câmbio tras.: Shimano SLX, GS, Shadow Plus, Direct Mount
Cassete: Sun Race, 11-46 dentes, 11 velocidades
plus
Tamanhos:  S/15.5”, M/17” (testado), L/18.5” e XL (20,5”)
Garantia: vitalícia p/ o quadro (1º dono); 1 ano p/ componentes
Peso: 14.000 gramas (sem pedal)
Preço sugerido: R$ 9.990
contato: likebikes.com.br


palavra
do biker
alex constâncio

No geral, a Loki H30 27+ é uma bike simples e divertida, com capacidades surpreendentes. Um tanto pesada, pode parecer incialmente que é lenta, porém de lenta ela não tem nada! Seus pneus gordos oferecem boa rolagem, segurança e estabilidade, além de certo conforto.

Fotos
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Moto Action