Buscar: Em:
MTB 12 Horas
 

  
  
22/11/2016

A competição é pioneira em provas de longa duração no Brasil e se confunde com a própria história do Mountain Bike no país. Os 350 ciclistas inscritos vão percorrer um trajeto de 6,5 km montado no Serrazul, em Itupeva, interior de São Paulo.


O evento, criado e organizado pelo Clube Sampa Bikers, acontecerá  no Hotel Quality  SerrAzul,  no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva, com largada no estilo “Le Mans”. Serão 400  competidores (número limite), nas categorias Solo, Duplas e Quartetos, dividido em dez categorias de idades. Entre eles, inúmeros destaques do evento e do próprio MTB nacional
“Teremos uma boa participação e a presença de vários destaques do esporte. Isso faz prever uma disputa bem acirrada, como já é costumo no MTB 12 Horas. Sorte de todos que puderem acompanhar de perto a competição. Isso mostra a força do MTB 12 Horas, uma disputa emocionante e especialmente feitas para aqueles que gostam do puro MTB. “, explica Paulo de Tarso, o Paulinho, um dos diretores do Sampa Bikers. Outro destaque é o atleta Edvando Souza Cruz, representante do Brasil nas Olimpiadas de Atenas e medalha de prata nos jogos Pan americanos de San Domingos vem em busca de mais um título em duplas. Daniela Genovesi (rio de Janeiro), campeã solo em 2007 e campeã da maior competição do ciclismo mundial, a Race Across América em 2009, também estará fazendo parte dessa festa do mountain bike nacional.


Entre as atrações da prova está o Campeão Solo de 20015, Henrique Paixão.  Orlando Alves (de Jundiaí) , que tem no currículo diversos títulos de relevância no país e que busca seu primeiro título na solo do  MTB 12 Horas,  Marcelo Florentino Soares, com 19 participações (todas edições  mtb 12 horas)  no evento e várias vezes campeão em sua categoria, a portuguesa Janet Correia,  campeã Solo Feminino em 2015 e que volta para tentar o bicampeonato . Marcio Ravelli alteta com maior número de título na elite do Campeonato Brasileiro (12 no total) e traz na bagagem a experiência de competir no exterior com conquistas do Pan Americano de 2002, jogos Pan Americanos. Olimpiadas de Atlanta entre outros.


O norte-americano Tinker Juarez, tetratcampeao do MTB 12 horas, também estará de volta, competindo novamente em quarteto. Ele terá a companhia do mineiro Hugo Prado Neto, campeão da solo do MTB 12 horas em 2007,  Lukas Kaufmann,  suíço radicado no Brasil vice campeão da Copa Internacional de MTB e Brasil Ride 2015 e o paulista Bob Nogueira, um dos pioneiros do freeride nacional, formando uma equipe e com grandes chances de lutar pelo segundo título consecutivo.


O circuito, criado pelo diretor de prova e campeão mundial Eduardo Ramires, apresentará tortuosos single tracks (trilhas estreitas) em meio aos às árvores, com descidas cheias de raízes e pedras, subidas abruptas e escorregadia, entremeados por trechos mais abertos e de alta velocidade colocam à prova a capacidade física, a técnica de pilotagem e também a resistência mental dos atletas.


A programação oficial começa no dia 25, com a entrada do trailers e motor homes, das 11h às 17h. A montagem das tendas começará às 14h, prosseguindo até as 18h. A entrega de kits será às 18h, na secretaria de prova na arena do evento. No sábado, dia 14, o dia começa com a montagem das tendas, das 7h às 10h; reconhecimento de pista, das 8h às 9h; finalização da entrega de kits, das 8h às 10h; entrega dos chips, das 8h15 às 10h15; alinhamento das bikes, das 10h30 às 11h30; chamada de todos os atletas para alinhamento e largada no estilo Le Mans, às 11h35; e largada oficial às 12h. A prova terminará à meia-noite, com premiação a partir das 0h30 do dia 26 de novembro.
Sobre o MTB 12 Horas


O MTB 12 Horas é a prova de mountain bike de longa duração em revezamento mais tradicional do Brasil. A prova  existe desde 1996, numa iniciativa do Clube Sampa Bikers.  São 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem.


As duplas e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna, a iluminação é fornecida por faróis instalados nas bicicletas, pois o circuito não é iluminado.


O MTB 12 horas 2016 é tem promoção e organização do Sampa Bikers, com patrocínio do Shopping SerrAzul e Oggi Bikes e co patrocínio da, Gorgeous Eventos. O apoio é do Quality Resort Itupeva, Sacramento Polaris, Trilhas e Rumos, Circuit Equipament, Spec, Neptumia Corretora de Seguros, ASW, Spec Squeeze, Zefal, IceTools, Shimano, Puroiol, Decathlon, Giro, Bell, Cateye e Exceed.


Mais informações no site oficial,www.mtb12horas.com.br




Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Moto Action