Buscar: Em:
As belas do donwhill
 

  
  
24/01/2010

Mulheres darão um charme especial à Descida das Escadas de Santos, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro

Belas e vaidosas, mas muito radicais. Assim são as mulheres do downhill. Entre os inscritos para a Descida das Escadas de Santos, principal prova do Brasil, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro na Baixada Santista, as pilotos representam cerca de 10% do total. A presença ainda é pequena, porém fundamental. A competição não teria o mesmo charme sem elas.

Luana Oliveira, 19 anos, campeã da Descida em 2008, tem todo um ritual de beleza antes de competir. As unhas devem estar bem feitas e esmaltadas, o cabelo bem escovado e o uniforme deve combinar com o capacete e com a bicicleta. A atleta de Itu trocou o bicicross, que praticou por três anos, pelo downhill por um motivo simples. "É um esporte muito mais radical. Dá bem mais adrenalina", afirmou. A jovem é uma das grandes apostas brasileiras no esporte.

A paulistana Pat Valenti, 30, não tem a mesma "paciência" de Luana para cuidar da aparência antes das provas. "Não tenho muita frescura não", brincou. Em um detalhe, porém, ela se iguala à amiga: combinar o uniforme com o capacete é fundamental. A atleta -- que começou no skate, passou pelo BMX, mas se apaixonou pelo downhill -- garante que qualquer mulher pode praticar o esporte e ser tão arrojada quanto os homens. A melhor classificação de Pat na prova santista foi um quarto lugar, em 2006. Ela garante, porém, que não se preocupa tanto com resultados. "Eu quero mais é me divertir", disse.

A catarinense Bruna Ulrich, de Ibirama, causa estranheza dos moradores de sua cidade por praticar o downhill. "Aqui não é comum mulher andar de bike. Em São Paulo o número de praticantes é maior, mas aqui sou só eu", disse a atleta de 19 anos. A atleta, que já foi segunda e terceira colocada na Descida das Escadas de Santos, em 2009 e 2008, respectivamente, faz questão de dar um trato no visual antes de competir. "Eu sou uma mulher normal, como outra qualquer. Eu só ando de bike", afirmou.

A competição:

Entre os dias 5 a 7 de fevereiro, o litoral paulista se tornará a capital mundial do Downhill Urbano, com a realização da prova ciclística "Descida das Escadas de Santos", competição radical realizada ao longo dos 417 degraus que dão acesso à Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Em sua oitava edição, o evento reunirá os principais atletas do Brasil e do exterior, com representantes vindos de outros nove países: EUA, Chile, Equador, México, Inglaterra, Portugal, Eslováquia, Austrália, França. A Descida das Escadas de Santos é considerada a principal competição da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo. Os cerca de 100 atletas serão divididos em sete categorias: Elite masculina, Elite feminina, Master A, Master B, Juvenil, Júnior e Sport.

Com 650 metros de percurso e 147 metros de desnível entre os pontos de largada e de chegada, a prova apresenta aos ciclistas o desafio de superar os 417 degraus da escadaria no menor tempo possível, com trechos que misturam curvas acentuadas e passagens estreitas, com cerca de 1 metro de largura.

Sobre a Time Eventos:
A Time Marketing acumula oito anos de experiência na organização dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista, com foco em ciclismo. Possui, ainda, know-how na produção e organização de competições de surf, bodyboard e skate.

Sobre a ReUnion Sports & Marketing:
Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp:
A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.

A 8ª Descida das Escadas de Santos é uma realização de Time Mkt Eventos, ReUnion Sports & Marketing e Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com supervisão da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB). Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros, Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Ministério do Esporte e Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS).

Fonte: ReUnion Press


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *
   

 
Revista Dirt Action
Revista Moto Action